Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Curiosidades Ambientais do Brasil e do Mundo



Curiosidades relacionadas ao meio ambiente estimulam e possibilitam reflexões sobre os problemas ambientais que estamos vivenciando, bem como nosso papel no processo de reversão ou minimização de tal cenário.
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (Chico Xavier).
Então vamos lá! Leia, reflita e se pergunte: O que eu posso fazer para colaborar com o meio ambiente? Qual o meu papel nesse processo? Como a educação ambiental pode ajudar?
VOCÊ SABIA QUE...
 Se uma família de quatro pessoas tomar todos os dias banhos de cinco minutos, gastará mais de 2600 litros de água por semana, o equivalente a água que uma pessoa bebe ao longo de três anos.

 
 A temperatura nas cidades é, em média, 2 a 3°C mais alta do que no campo circundante, devido ao consumo de energia.

 Usar gás natural na cozinha reduz cerca de 65% a quantidade de dióxido de carbono, comparando com a quantidade emitida por uma central térmica para produzir a mesma quantidade de eletricidade?

-  As florestas úmidas tropicais, que cobrem somente cerca de 5% da superfície terrestre, são o habitat de mais de metade das espécies de fauna e de flora do planeta?
 
 Apesar de os plásticos não serem biodegradáveis, muitos deles são foto-degradáveis, decompondo-se lentamente por ação da luz solar?

 
 Estimativas apontam para que um corte de 50% na produção de CFC's implicaria uma redução de 95% nos danos sobre a camada de ozônio?

 
- Nos países desenvolvidos, mais de metade da energia comercial é desperdiçada sob a forma de calor?

 
 É necessário um barril de petróleo bruto para se fabricarem dois pneus? por cada litro de óleo usado, ao infiltrar-se nos lençóis subterrâneos pode causar a contaminação de mais de 900 000 litros de água potável?

 
 Cada pessoa produz em média cerca de 1kg de resíduos por dia, quando no inicio do século XX, a média mundial não chegava aos 20g diários?

 
-  A descarga que esteja a perder água desperdiça, em 6 meses, 171 mil litros de água.
Quarenta por cento da água potável usada em sua casa vai pelo vaso sanitário abaixo.
(Como descobrir se o seu vaso sanitário perde água? Ponha umas gotas de corante no depósito se... vir água com corante no vaso sanitário, sem ninguém ter puxado a descarga é porque há uma fuga.)

 
- Cada vez que se uma garrafa de vidro é reciclada, poupa-se a energia de uma lâmpada de 100W ligada durante 4 horas?

 
 As perdas de água por um autoclismo que esteja a pingar podem levar ao desperdício de mais de 171 000 litros de água em 6 meses?

 
 A âncora de um navio de cruzeiro pode provocar a destruição dos fundos marinhos numa área de cerca de metade de um campo de futebol?
os mares e oceanos são responsáveis pela produção de 90% do oxigênio existente na atmosfera?

 
 O símbolo da reciclagem foi baseado na Fita de Möbius?
o conceito dos três erres, Reduzir, Reciclar, Reutilizar como três conceitos em igual patamar é errado? Que na verdade estão organizados numa pirâmide de importância?

 No planeta estima-se que existam 4 600 espécies de mamíferos, 31 000 espécies de peixes e mais de 900 000 espécies de insetos, muitos dos quais ainda não estão identificados. Estima-se que em cada ano se extinguem de 17000 a 25000 espécies de seres vivos em todo o Mundo. Só na Europa há cerca de 1500 plantas em risco de extinção ou já extintas.

 

 A preservação das espécies autótones é absolutamente necessária. Nos Estados Unidos da América só são cultivadas duas espécies de feijão verde e no Canadá 50% do trigo cultivado é de uma só variedade. Na Europa, de 145 raças autótones de gado 115 estão em perigo de extinção.

 
 Todos os anos são destruídos mais de 13 milhões de hectares de floresta tropical. Se as contas forem feitas, isto representa a destruição de 35 mil hectares por dia, 1500 hectares por hora e 25 hectares por minuto.

 
 A poluição dos rios e oceanos pode ser a causa da redução de muitas populações animais. É o que se pensa estar a acontecer com a população de beluga ou baleia-branca, no canal de São Lourenço, no Canadá. Pensa-se que em 1900, mais de 5 000 animais viviam nesta zona, mas atualmente estima-se que a população esteja reduzida a apenas 450 indivíduos. Pesquisadores acreditam que o lixo tóxico lançado pelas indústrias situadas ao longo do rio será a causa de mortalidade destes animais, já que exames aos seus corpos revelam altos níveis de produtos químicos nocivos, como policlorados, DDT, mercúrio e cádmio.

 
 Muitas espécies de tubarão encontram-se ameaçadas de extinção. A lista de espécies em perigo incluem o tubarão-martelo e o tubarão-azul, que desaparecem a um ritmo de 50 000 animais por ano, apanhados "acidentalmente" em anzóis nas costais do Havaí.

 
 A pesca do bacalhau caiu, entre 1968 e 1992, cerca de 70%, não por um aumento da consciência ecológica, mas devido ao estado debilitado dos stocks pesqueiros.

 
 As populações de garoupa estão em franco declínio, devido à destruição dos recifes de coral no mundo inteiro. Por exemplo, nas Filipinas, os corais são envenenados com cianeto para a captura deste peixe.

 
 A tartaruga-verde, que existe nas costas do Brasil, está em extinção. Em cada mil nascimentos, apenas uma ou duas sobrevivem.

 
 Os corais, das águas quentes dos trópicos, estão a ficar descorados. Pesquisadores acreditam que eles são as vítimas mais visíveis do efeito de estufa.

 
- Os rios amazônicos são os rios com maior diversidade de espécies de peixe no mundo. Já foram descritas mais de 1500 espécies, mas estima-se que existam pelo menos o dobro. Este número é quinze vezes maior do que o número de espécies encontradas nos rios da Europa.

 
- Existem mais de 3500 áreas protegidas em todo o mundo. Estas áreas incluem parques, refúgios da vida selvagem e outras reservas. Elas cobrem um total de 5000 m², ou seja, cerca de 3% da área total da superfície do planeta.

 
 Há 100 milhões de anos, os tubarões constituiam cerca de 60% de todas as espécies oceânicas. Atualmente eles são apenas 3% das espécies que povoam os oceanos.
Em 25 anos, o tubarão cinzento pode produzir até 20 000 dentes, o que explica porque os dentes de tubarão são das recordações mais frequentemente trazidas dos fundos dos mares. Todos os anos, de 1500 a 2000 tubarões são encontrados presos e normalmente mortos em redes protetoras de tubarões nas costas da África do Sul.

 
 A âncora de um navio de cruzeiro pode destruir nos fundos marinhos uma área correspondente a metade de um campo de futebol.

 
 Cada cidadão da UE produz anualmente 2,3 toneladas de dióxido de carbono. Cada norte-americano produz 5,2 toneladas.

 
 As celuloses, os têxteis e os produtos químicos são as três indústrias mais poluentes de Portugal.

 
 Calcula-se que o corte de 50% na produção de CFC's reduziria 95% dos danos na camada de ozônio.

 
 Setúbal, Castelo Branco, Aveiro, Viseu e Coimbra são os distritos que produzem mais resíduos tóxicos por ano em Portugal.

 
 O Canadá é um dos países mais afetados pela chuva ácida: catorze mil rios e lagos estão mortos.

 
 Cinco mil espécies de animais e plantas são extintas na Terra em cada ano que passa.
Cerca de 75% da água que gastamos em nossas casas é usada no banheiro.

 
 Se os portugueses usassem corretamente a energia, poderiam poupar 86 milhões de contos por ano, ou seja, 16 milhões de barris de petróleo.

 
 Três litros de um produto solvente (para tintas, por exemplo) podem contaminar 60 milhões de litros de água subterrânea.

 
 Que quantidade de lixo uma pessoa produz durante a vida? Cerca de seiscentas vezes o peso que atinge na idade adulta.

 
 Segundo a organização Save a Tree (Salve uma árvore), para fazer apenas setecentos sacos de papel, é preciso uma árvore de quinze a vinte anos de idade.

 
- Uma torneira a pingar, mesmo que o pingo seja mínimo, pode desperdiçar mais de 190 litros de água por dia.

 
- A geladeira é, entre todos os eletrodomésticos, o que consome mais energia: 2000 kWh por ano. Mas este número pode variar em 50% consoante o modo como o utilizarmos.

 
 Em Portugal 70% da energia consumida é obtida através do petróleo.

 
 Segundo a NASA, as plantas de interior são importantes auxiliares da luta contra a poluição em recintos fechados.

 
 Uma idéia para poupar energia: tenha as lâmpadas sempre limpas, a sujeira absorve a luz, gastando mais energia.

 
- A incineração de plásticos lança para a atmosfera diversos agentes tóxicos e cinzas. Entre eles, o ácido clorídrico que provoca chuvas ácidas e contribui para a destruição da camada de ozônio.

 
 Um dado comprovado: 84% do lixo doméstico é reciclável.

 
-  Uma única pilha contamina o solo durante cinquenta anos.

 
- A temperatura média do planeta Terra deve sofrer um aumento de 2 a 4,5 ºC até o final deste século.

 40% das árvores da Amazônia podem desaparecer, caso a temperatura suba de 2º a 3º C nos próximos anos;

 A cada ano um automóvel produz em média quase quatro vezes o seu peso em dióxido de carbono.


Divulguem esses dados, possibilitem que mais pessoas percebam o quanto nossas atitudes, por mais simples que pareçam ser, fazem a diferença em termos de conservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário